Câmera Térmica

BLOG | 28/05/2020

Contamos com uma câmera térmica da marca Flir modelo E6 para auxilio e conferencia das nossas instalações.


Termografia Elétrica

A Termografia Elétrica / Inspeção Termográfica é um método de teste não destrutivo, que pode ser usado para detectar conexões deficientes, cargas desequilibradas, isolamento deteriorado ou outros problemas potenciais em componentes elétricos energizados.

Esses problemas podem levar ao consumo excessivo de energia, aumento nos custos de manutenção e falhas dos equipamentos, resultando em paradas não programadas, danos aos equipamentos, dentre outros.

Como funciona a Termografia Elétrica / Inspeção Termográfica?

A Inspeção Termográfica, também chamada de inspeção infravermelha, baseia-se na percepção do calor emitido da superfície de um objeto na forma de radiação infravermelha.

Os instrumentos de teste, são usados para detectar e converter a radiação infravermelha, em um valor de temperatura ou em uma imagem térmica, que pode ser usada para avaliar a condição térmica do objeto no momento da medição.

Como a Inspeção termográfica pode ser usada para inspecionar equipamentos elétricos?

Sistemas elétricos energizados, geram calor devido a resistência elétrica, essa quantidade de calor gerado está relacionado à quantidade de corrente que circula pelo sistema, à resistência dos componentes e as conexões individuais. Conforme os componentes se deterioram, sua resistência aumenta, causando um aumento localizado de calor. Da mesma forma, uma conexão mal feita terá maior resistência do que uma conexão bem feita, juntamente com um perfil de temperatura mais alta. A termografia elétrica / inspeção termográfica pode ser usada para detectar essas diferenças de temperatura.

Quais são os benefícios da inspeção termográfica?

A National Fire Protection Association (NFPA), estima que dez por cento dos incêndios ocorridos nas empresas estão relacionados as falhas no sistema elétrico, como perda de isolamento elétrico, terminais mal conectados e componentes avariados. Além disso, as falhas podem aumentar a exposição dos funcionários a circuitos elétricos ativos, tornando-os suscetíveis a ferimentos graves ou morte por eletrocussão. Ao detectar conexões de alta resistência e repará-las, a probabilidade de uma falha nos condutores elétricos e nos componentes relacionados serão reduzidas.

Outras vantagens na detecção e reparo dessas falhas no sistema elétrico, são:

A economia decorrente da conservação de energia;

Redução nos gastos com manutenções corretivas e preventivas;

Redução das paradas não programadas.

Altas resistências nos circuitos provocam um aumento no fluxo de corrente e quando esse fluxo aumenta, o consumo de energia também aumenta. Além disso, o alto fluxo de corrente pode causar a falha prematura de alguns componentes do circuito elétrico, como fusíveis, disjuntores e transformadores.

Quando é necessária uma inspeção termográfica?

Embora todas as empresas possam se beneficiar de uma inspeção termográfica, aquelas com alto consumo de energia, múltiplos circuitos ramificados e que possuem equipamentos pesados, têm a maior necessidade. Empresas com altas demandas elétricas, devem fazer uma inspeção termográfica, pelo menos uma vez por ano em sistemas críticos, como painéis de circuitos, painéis de comando e transformadores.



Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Hepel Solar

online

Olá, como posso ajudar?