capa do post

Manutenção do sistema solar de energia fotovoltaico: quanto, como e quando?

BLOG | 19/10/2021

A longa durabilidade de um equipamento de geração de energia solar é um dos principais motivos da sua crescente procura. Mas, assim como em qualquer outro sistema gerador de energia, é necessário uma boa manutenção para manter um bom funcionamento, evitar problemas e garantir sua durabilidade.

Neste post você vai aprender:

  • A importância da manutenção
  • As consequências do acúmulo de impurezas
  • A limpeza dos painéis solares
  • Os materiais e produtos para limpeza
  • Os tipos de manutenção
  • Quanto custa a manutenção de um sistema solar

A importância da manutenção do sistema de energia solar

Um sistema de energia solar demanda cuidados periódicos ainda mais importantes do que em outros equipamentos, pois seu principal componente fica exposto às intempéries (chuvas, ventos, mau tempo), os painéis solares.

Além de monitorar com frequência os componentes elétricos do kit, é fundamental para o funcionamento correto dos painéis uma boa manutenção.

Galhos, fuligem, folhas, dejetos de aves e outros pequenos animais, poeira, poluição, outros tipos de partículas presentes no ar e orvalho podem atrapalhar o desempenho do seu sistema e até gerar problemas maiores.

Muitos consumidores deixam a chuva encarregada de limpar os painéis solares, o que pode complicar a situação, já que boa parte da sujeira acumulada nos painéis não sairão, e uma chuva com vento pode trazer ainda mais impurezas.

É importante que seja feita uma lavagem com água e sabão, ao menos uma vez ao ano. Além disso, é sempre bom ficar atento às condições físicas dos painéis, principalmente após chuvas e tempestades.

Chuvas de granizo, por exemplo, podem danificar o vidro da superfície dos painéis, comprometendo o kit, mesmo com toda resistência a danos e impactos.

As consequências do acúmulo de impurezas nas placas solares

Toda sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas dos painéis solares pode comprometer sua efetividade, reduzindo a produção de energia e causando perdas de até 25% da geração.

O acúmulo desses resíduos, a longo prazo, pode ocasionar manchas nas placas, surgimento de fungos e causar corrosão nos painéis, reduzindo sua vida útil consideravelmente.

A limpeza dos painéis solares

Como visto no tópico anterior, a limpeza das placas solares é simples e fácil de ser realizada, até mesmo o consumidor pode realizar essa lavagem com água e sabão...

Desde que siga os procedimentos de segurança adequados, pois o kit de energia solar costuma ser instalado no telhado, sendo necessário tomar cuidados em relação à altura.

Em casos de desconforto em lugares altos, o melhor é não arriscar e contratar um profissional. Afinal, esse investimento sairá bem mais em conta do que se arriscar à toa, ameaçando sua integridade física e, quem sabe, sua própria vida.

Considere a instalação do sistema, pois um kit bem instalado ajuda a manter o equipamento em melhor estado de conservação e mais receptivo às manutenções.

Os materiais e produtos para limpeza dos painéis


Além da água e sabão, a sugestão é usar uma escova macia ou um rodo com lâmina plástica envolto em um pano à uma extensão que o prolongue, assim, você não precisará subir no telhado para efetuar a limpeza.

Atente-se para não fazer pressão nem bater o equipamento contra os painéis. Sempre utilize mangueiras com um bico apropriado, possibilitando que o jato de água alcance as placas solares.

Os painéis solares mais atuais possuem uma película hidrofóbica, que basicamente serve para repelir a água em sua superfície. 

Evite utilizar materiais metálicos e produtos abrasivos, pois eles podem danificar película e o vidro dos painéis.

De qualquer modo, consulte o manual do fabricante ou a empresa fornecedora sobre os produtos ideais.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva se trata de tudo o que já falamos até aqui, inspecionar periodicamente e manter os painéis fotovoltaicos limpos e sem impedimentos.

Essa lavagem deve ser feita com o aparelho completamente desligado e em dias sem chuva. Sem o uso de produtos químicos ou esponjas que possam arranhar a superfície das placas.

Essas medidas de prevenção de danos garantem a durabilidade do seu sistema e evitam gastos desnecessários de correção.

Manutenção preditiva

Este tipo de manutenção é a responsável por analisar as condições gerais do kit, uma inspeção visual e periódica a fim de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra.

Além disso, é necessário monitorar frequentemente o desempenho do seu sistema, como a variação da potência pico e o total de energia produzida em diferentes condições climáticas, para verificar se o sistema está funcionando corretamente.

Assim como a manutenção anterior, a preditiva também pode ser realizada pelo próprio usuário, reduzindo os custos com manutenção corretiva ao identificar possíveis danos logo no início.

Veja abaixo alguns itens para serem analisados em seu kit gerador de energia:

  • Sujeira nos painéis
  • Telhado e fixação do kit
  • Vidro protetor dos painéis
  • Tubulações e parte elétrica
  • Sombreamento no sistema
  • Sistema de ventilação
  • Bombas, baterías, válvulas e ventiladores (off grid)

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela realizada para corrigir um problema encontrado no kit de energia solar.

Caso os processos preventivos e preditivos tenham sido realizados corretamente, a manutenção corretiva somente será necessária em ocasiões de danos imprevisíveis.

Entretanto, mesmo após a limpeza correta dos painéis for identificado baixo rendimento do sistema, é recomendável comunicar a assistência técnica especializada para realização de um diagnóstico profissional e o reparo técnico do kit.

Em nenhuma hipótese é indicado que o consumidor suba no telhado e desmonte o sistema por conta própria.

Quanto custa a manutenção de um sistema de energia solar?

Nos casos de manutenção preventiva e preditiva, por ano, custa cerca de 0,5% do investimento inicial, tendo em vista que são procedimentos simples de manutenção.

Além de aumentar o ciclo de vida dos módulos, evitam que ocorram grandes danos no sistema, a ponto de ser necessária uma manutenção corretiva.

No caso de uma manutenção corretiva, haverá os gastos com os componentes que deverão ser substituídos.

Em geral a manutenção periódica, garante uma atuação eficaz do kit fotovoltaico, evita custos com reposição de peças ou eventuais reparos e aumenta a utilidade da energia solar.

Por fim, consulte um profissional capacitado, pois podem haver variações no valor da manutenção dependendo do tamanho e quantidade de módulos, entre outros fatores.

Quer saber quanto é possivel economizar? Faça uma simulação sem compromisso.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Solicitar Proposta
Solicitar Proposta

Hepel Solar

online

Olá , você já conhece todos os benefícios da energia ? Que tal começar pelo mais interessante, ECONOMIA na CONTA DE LUZ?

envia ao whatsapp