Origem da energia solar
A energia solar é usada pela humanidade desde muito tempo atrás, mas a energia solar que conhecemos e a que vamos falar por aqui, teve seu descobrimento em 1839 pelo físico Alexandre Edmond Becquerel.
A descoberta aconteceu por acaso, quando foi verificar a exposição de eletrodos de platina ou de prata à luz. O efeito fotovoltaico consiste na criação de corrente elétrica em um elemento após a sua exposição à luz.
Porém só em 1876, os cientistas Richard Evans Day e William Grylls Adams desenvolveram o primeiro dispositivo capaz de produzir energia elétrica a partir da luz solar. Era um filme de ouro com selênio depositado em um substrato de ferro, era bem simples, com capacidade de conversão de energia solar para elétrica muito pequena, em torno de 0,5%.
Por mais que os estudos sobre o uso da energia solar sempre foram evoluindo conforme os anos, para época, era considerado algo muito inacreditável e futurista.
Em 1921, o famoso físico Albert Einstein levou o prêmio nobel pela sua teoria do Efeito Fotoelétrico, contribuindo ainda mais para a evolução dos estudos sobre a energia solar.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente