capa do post

Origem da energia solar: Como surgiu a energia fotovoltaica?

BLOG

Hoje em dia é muito comum vermos placas solares espalhadas pelos telhados da cidade, porém nem sempre foi assim, essa tecnologia não surgiu do dia para noite. 

Para falarmos da história da energia solar, precisamos voltar para meados de 1800, onde o efeito fotovoltaico foi observado pela primeira vez.

Por isso, nesse post, vamos falar sobre as origens da energia solar, sobre o quanto ela teve que evoluir para chegar aqui onde estamos.

Origem da energia solar: Como surgiu a energia fotovoltaica? - 2

Origem da energia solar

A energia solar é usada pela humanidade desde muito tempo atrás, mas a energia solar que conhecemos e a que vamos falar por aqui, teve seu descobrimento em 1839 pelo físico Alexandre Edmond Becquerel.

A descoberta aconteceu por acaso, quando foi verificar a exposição de eletrodos de platina ou de prata à luz. O efeito fotovoltaico consiste na criação de corrente elétrica em um elemento após a sua exposição à luz.

Porém só em 1876, os cientistas Richard Evans Day e William Grylls Adams desenvolveram o primeiro dispositivo capaz de produzir energia elétrica a partir da luz solar. Era um filme de ouro com selênio depositado em um substrato de ferro, era bem simples, com capacidade de conversão de energia solar para elétrica muito pequena, em torno de 0,5%.

Por mais que os estudos sobre o uso da energia solar sempre foram evoluindo conforme os anos, para época, era considerado algo muito inacreditável e futurista.

Em 1921, o famoso físico Albert Einstein levou o prêmio nobel pela sua teoria do Efeito Fotoelétrico, contribuindo ainda mais para a evolução dos estudos sobre a energia solar.

A evolução da energia solar

O início da era da energia solar que vivemos hoje, podemos datar em 1954, onde a primeira célula solar de silício foi criada pelo engenheiro estadunidense Russel Ohl em 1954.

E foi ainda nesse ano, que o químico Calvin Fuller, da famosa Bell Labs dos EUA, desenvolveu a dopagem do silício, compartilhando essa descoberta com o físico Gerald Pearson, que junto com cientistas Daryl Chapin aperfeiçoou essa técnica.

Nessa ocasião, foi a primeira vez que uma célula solar conseguiu alimentar por várias horas um aparelho elétrico, chegando uma eficiência de 4%, que era algo incrível para época.

Energia solar nos dias de hoje

A popularização da energia solar se deu por volta de 1970, muito por conta da crise do petróleo, a humanidade passou a investir cada vez mais em fontes de energia limpa e renovável, o que explica a popularização pela busca de energia solar.

As vantagens econômicas e os benefícios ao meio ambiente estão cada vez mais atraindo pessoas a terem energia solar. O mercado de energia solar também sofreu com quedas nos preços, ajudando as pessoas a adquirirem para suas casas.

O futuro é promissor e a energia solar oferece uma excelente alternativa para geração de energia, desde residências há grandes indústrias, a energia solar é uma realidade possível para todos, visto que além da baixa dos preços, há projetos de incentivo de crédito para instalação de projetos.

Gostou? Para energia solar chegar nos dias de hoje, passou um tempinho e precisou de dedicação e persistencia de muitas pessoas.

Ainda fique por aqui, posts que recomendamos:

Como funciona a energia solar
Sistema On Grid e Off Grid:  entenda as diferenças
Manutenção do sistema solar

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Solicitar Proposta
Solicitar Proposta

Hepel Solar

online

Olá , você já conhece todos os benefícios da energia ? Que tal começar pelo mais interessante, ECONOMIA na CONTA DE LUZ?

envia ao whatsapp