capa do post

Painel solar fotovoltaico: monocristalino e policristalino, qual a diferença?

BLOG | 03/11/2021

Você chegou na decisão de finalmente começar a produzir sua própria energia e  economizar na conta de energia, porém ficou com dúvida perante as inúmeras opções de painéis solares que o mercado oferece.

Mas não se preocupe, porque vamos te ajudar a tomar a melhor decisão. Existem algumas variáveis que devem ser levadas em conta quando for escolher o painel solar que irá fazer parte do seu kit de energia solar.

Entre os módulos monocristalinos e policristalinos, existem diferenças importantes que você precisa entender. Por isso, vamos te ajudar a entender melhor as vantagens de cada um dos painéis solares mais utilizados nos projetos de energia solar.

E o nosso trabalho aqui na Hepel é ajudar você a escolher a melhor opção.

Painel solar fotovoltaico: monocristalino e policristalino, qual a diferença?

Quem está procurando economizar e produzir sua própria energia, acaba se deparando com uma diversidade de nomes e nomenclaturas que não são nada comuns.

E para sanar e te responder essas questões, vamos tratar nesse artigo de dois modelos que correspondem por mais de 80% de toda a instalação de energias solar no Brasil, são os painéis solares monocristalinos e os policristalinos.

Ambos são feitos de substrato de silício, porém tem algumas diferenças consideráveis. E a principal diferença está na confecção das células, no painel monocristalino, como o nome já diz, possui apenas um único cristal de silício, já nos policristalinos, possuem múltiplos cristais de silício na sua composição.

Mas quais mais diferenças há entre elas? Vamos ver abaixo.

Painel solar monocristalino

O painel solar monocristalino é uma tecnologia mais antiga e porém possui uma maior eficiência comparando com os painéis de policristalino. Os painéis solares de silício monocristalino são facilmente reconhecíveis olhando de perto, porque possuem uma cor uniforme e mais escura, indicando silício de maior pureza.

Eles são feitos a partir de um único cristal de silício de forma cilindrica, fazendo assim, lâminas de silício individuais, que são então tratadas e transformadas em células fotovoltaicas.

Cada célula fotovoltaica circular tem seus “4 lados” cortados fora para otimizar o espaço disponível no painel solar monocristalino e aproveitar melhor a área do painel.

Vantagens do painel de monocristalino:

  • Os painéis solares de monocristalinos possuem uma maior eficiência entre os modelos de painéis solares disponíveis no mercado. Gerando entre 15% e 22% mais que um painel solar de policristalino.
  • Ocupam menos espaço, pois são mais eficientes, consequentemente será necessário usar menos placas no projeto de energia solar.
  • Durabilidade pode chegar aos 30 anos.
  • Normalmente funcionam melhor do que painéis solares policristalinos em condições de pouca luz.

Desvantagens do painel solar de monocristalino:

  • A principal desvantagem está no preço, pois possuem um custo mais elevado em comparação ao painel solar de policristalino.

Painel solar de policristalino

Os primeiros painéis solares à base de silício policristalino, surgiram por volta de 1981. Tanto a placa de policristalino e monocristalino são feitas a partir de silício.

Porém no policristalino, os cristais de silício são fundidos juntos em um bloco, desta forma preservando a formação de varios cristais, por isso o nome policristalino.

Quando este bloco é cortado é possível ver esta formação de vários cristais. Uma vez fundido, eles são serrados em blocos quadrados e, em seguida, fatiados em células assim como no monocristalino, mas é um pouco mais fácil de produzir.

Vantagens do painel solar de policristalino:

  • No processo de corte do silício, gera menos resíduo de silício.
  • São em média 20% mais baratos que os painéis solares de monocristalino
  • A vida útil pode superar os 30 anos

Desvantagens do painel solar de policristalino:

  • Menor eficiência em relação às placas de monocristalino, são em média 15% a 20% menos eficientes.

Então qual painel solar devo escolher para meu projeto?

Para saber qual é o painel solar mais adequado para seu projeto, é preciso entender qual é o espaço disponível para instalação, além dos custos que envolvem o projeto como um todo.

Se a intenção é minimizar custos e o projeto de instalação visa uma área grande para posicionar as placas, bem como uma região com serviço de instalação e permissão mais em conta, o ideal é investir em painéis policristalinos.

Já os painéis monocristalinos são ideais para locais pequenos e limitados para instalação dos painéis, pois a tecnologia monocristalina produz células mais eficientes, com maior produtividade e com bom desempenho até nos dias mais nublados.

A viabilidade do projeto e seu rendimento em longo prazo é o que determina qual a melhor escolha, pois de nada adianta economizar na instalação do projeto e perder no investimento no transcorrer do prazo de vida útil de todo o sistema. 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Solicitar Proposta
Solicitar Proposta

Hepel Solar

online

Olá , você já conhece todos os benefícios da energia ? Que tal começar pelo mais interessante, ECONOMIA na CONTA DE LUZ?

envia ao whatsapp