capa do post

Como funciona energia solar?

BLOG | 16/11/2021

Você entende como funciona a energia solar?

Entender o funcionamento da energia solar é um importante passo para se adquirir  e decidir qual será o sistema de energia solar melhor para sua residência ou empresa. 

Neste post falamos de uma série de informações sobre como funciona a energia solar, para que possa te ajudar na sua escolha.

Como funciona energia solar? - 2

Como funciona a energia solar?

É importante entender que existem 3 tipos de energia solar: energia solar fotovoltaica, energia solar térmica e energia solar heliotérmica. E cada uma delas tem suas particularidades.

Então, vamos ver cada um desses sistemas.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica, funciona através do efeito fotovoltaico, as partículas de luz solar, os fótons, se colidem com o silício presentes nas placas solares, assim gerando um deslocamento de elétrons. 

Consequentemente criando uma corrente de energia contínua, que é chamado de efeito fotovoltaico. Após esse efeito, ocorre a conversão pelo inversor solar, e então a eletricidade é distribuída.

Ainda sobre a energia solar fotovoltaica, o sistema possui 3 formas de funcionamento.

  • Sistema de energia solar ON GRID;
  • Sistema de energia solar OFF GRID;
  • Sistema de energia solar híbrido.

Já possuímos um post sobre os sistemas ON GRID e OFF GRID, vem ver(link).

Como funciona energia solar? - 5

Como funciona a energia solar térmica?

A energia solar térmica tem um funcionamento diferente, ela capta o calor do som através das placas solares.

Esse calor é usado para aquecer os líquidos presentes no seu interior, que é armazenado no acumulador solar, que tem como função principal aquecer a água, para ser usado no chuveiro e nas torneiras.

Como funciona a energia solar heliotérmica?

A energia solar heliotérmica funciona a partir de placas solares específicas, que tem o funcionamento parecido com a energia solar térmica, onde o calor capturado nas placas solares tem a função de aquecer os líquidos presentes, mas aqui com função de gerar vapor e movimentar turbinas para geração de eletricidade.

Basicamente a energia solar heliotérmica, funciona de maneira indireta, capta o sol gerando vapor, porém transformando essa energia em energia mecânica e finalmente em eletricidade.

Veja o funcionamento do sistema: 

As placas solares específicas, acompanham a direção do sol, refletem a luz solar em determinado ponto, nesse ponto há um receptor posicionado onde irá passar os líquidos térmicos.

Com o calor acumulado, acontece o aquecimento dos líquidos, em seguida ocorre o aquecimento da água para gerar vapor. Com isso concluindo seu sistema, transforma a energia vinda do sol, em energia mecânica, pois o vapor gerado através do calor das placas solares movimenta turbinas que estão ligadas em um gerador para produzir energia. 

Como funciona energia solar? - 8

Receba um orçamento grátis de energia solar

Nós podemos te ajudar a economizar e gerar sua própria energia, entre em contato com a gente, somos referência de projetos de energia solar no interior de São Paulo, na região de São José do Rio Preto - SP.

Prencha o formulario abaixo, que nós entraremos em contato.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Solicitar Proposta
Solicitar Proposta

Hepel Solar

online

Olá , você já conhece todos os benefícios da energia ? Que tal começar pelo mais interessante, ECONOMIA na CONTA DE LUZ?

envia ao whatsapp